Dados de Identificação:
Site: webquest Atividade Educativa
Webquest – Tema: Água-recurso inesgotável?
Sub- Tema Desperdício e a Poluição das Águas
Sub- Tema Desperdício e a Poluição das Águas
Público Alvo a que se destina
Atividade do site: Esta
webquest é destinada aos alunos com deficiência intelectual da 5ª série
do Ensino Fundamental Escola Estadual General Azevedo Costa. Porém esta
webquest também pode ser utilizada por todos aqueles que desejam obter
informações sobre o desperdício e poluição das águas com a finalidade de
conscientizá-los da escassez da água doce no planeta Terra. A atividade
educativa pode ser trabalhada nas diversas áreas do conhecimento.
Período de desenvolvimento da atividade: Este Webquest terá um período longa duração, ou seja, período de um mês.Introdução
Cerca de 73 % da área
do planeta é constituída por água, mas apesar da quantidade existe pouco
mais de 1% na forma líquida, ou seja, que pode ser utilizada pelo
homem. Além disso, nas últimas décadas está ocorrendo uma intensa
poluição das águas o que certamente irá implicar na escassez desse
recurso e na sua apropriação pelas grandes nações capitalistas.
CERTEZAS PROVISORIASA água é um recurso insubstituível, diferente de outros recursos:
A vida dos homens, das plantas e dos animais seria impossível sem água;
A água poluída causa várias doenças;
A poluição e o desperdício de água estão provocando a escassez desse recurso;
Existem países que já sofrem com a falta de água;
O Brasil detém 8% de toda água doce disponível para consumo.
DÚVIDAS TEMPORARIAS
Existem leis que tratam sobre o uso dos recursos hídricos no Brasil?
Quais são os países que sofrem com a escassez da água?
O que está causando a poluição e a escassez da água?
Quais são as doenças causadas pela água sem tratamento?
Quais são os países que utilizam os recursos hídricos de forma limitada e consciente?
Qual a porcentagem da população brasileira que consome água sem tratamento adequado?
Quais são os rios mais poluídos do mundo e do Brasil?
Objetivo:
- Oportunizar ao educando com necessidades educativas especiais desenvolvimento de habilidades e apropriação de conceitos básicos exigido nas diversas disciplinas do currículo escolar.
Produção Textual
Habilidade a ser desenvolvida:
Tarefa
Os alunos devem
dividir-se em grupos de no máximo 5 componentes para participar de uma
Gincana que tem como tema Água-recurso inesgotável? Atividades serão
propostas para que os grupos as resolvam. A avaliação das atividades
será realizada pela Comissão Julgadora da Gincana. O grupo que somar
maior quantidade de pontos ganhará como prêmio.
1ª atividade:Assistir ao filme De Onde vêm as Ondas? Para realizar e entregar um resumo com opinião sobre o mesmo.
2ª atividade:
Realizar uma pesquisa que tem como tema Água-recurso inesgotável?
3ª atividade:
Consiste na resolução dos desafios propostos nesta webquest.
4ª atividade:
Sair a campo para detectar as áreas da cidade e encontram-se em situações de risco devido a ausência de saneamento básico.
A equipe também irá fazer entrevistas com os moradores da comunidade;
5ª atividade:
A equipe: fotografar as áreas consideradas em situação de risco e também entrevistar o secretário de saúde do município e o do estado.
6ª atividade:
Cada grupo deverá apresentar para a comissão julgadora um trabalho de slides em datashow.
Processos
Todas as atividades
aqui solicitadas, após terem sido realizadas, deverão ser remetidas à
Comissão Julgadora, que fará a devida avaliação de cada trabalho.
1ª atividade:Todos os integrantes do grupo deverão assistir ao filme De onde vêm as Ondas? que trata sobre os fenômenos sobre natural.
2ª atividade:
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa com os vizinhos, conhecidos, no bairro onde mora com perguntas relacionadas ao tema Água- recurso inesgotável?
3ª atividade:
Consiste na resolução dos desafios propostos no item “Desafios” desta webquest.
4ª atividade:
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o subtema “Desperdício e a Poluição das Águas”: dados estatísticos, tipos de águas e sua importância para vida do ser humano.
5ª atividade:
Os grupos deverão
realizar uma apresentação de slides em datashow para a Comissão
Julgadora. Nos slides deverão estar retratadas as atividades realizadas
nesta Gincana, além de apontar as conclusões do grupo sobre Água-
recurso inesgotável?
Disciplinas e Conteúdos
PORTUGUÊS: Ortografia, Produção de textos, Interpretação, Acentuação, Leitura, Gramática, etc.
MATEMÁTICA: dados estatísticos, Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, etc.
GEOGRAFIA: Os Recursos Naturais, Hidrografia, Aspectos Geográficos, Geopolítica, etc.
HISTÓRIA: Origem da Água, Conflitos Gerados pela questão da Água, etc.
CIÊNCIAS: Meio Ambiente, Água: Poluição, Estado Físico, Doenças, etc.
ARTES: Composição criadora, etc
MATEMÁTICA: dados estatísticos, Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, etc.
GEOGRAFIA: Os Recursos Naturais, Hidrografia, Aspectos Geográficos, Geopolítica, etc.
HISTÓRIA: Origem da Água, Conflitos Gerados pela questão da Água, etc.
CIÊNCIAS: Meio Ambiente, Água: Poluição, Estado Físico, Doenças, etc.
ARTES: Composição criadora, etc
Atividades Educativas do site: Elaboração do Webquest
Desafios
Trata-se da criação de
um Webquest; ou seja; uma página da Internet. O aluno montará uma página
repleta de link, textos, sons, janelas que abrem para outros textos,
palavras-chave que levam o leitor automaticamente para outras Webquest
relacionadas. É importante introduzir os alunos que não têm acesso à
tecnologia no contexto da informática para que aprendam noções básicas
de digitação, nagevação, hipertexto e links.
O trabalho do aluno é
basicamente a criação de janelas, ou seja, outras páginas com textos,
imagens, gráficos, músicas, informações que de alguma forma se
relacione com o texto trabalhado. Entre outros. Etc.
AtividadesMúltiplas escolha
Completar Lacunas
Associação
Palavras Cruzadas
Desenvolvimento da atividade:
Todas as atividades fazem parte do mesmo site e são semelhantes nas dificuldades e desafios.
Dentro de uma rotina de atividades, no momento de uso do computador desenvolveremos as atividades em duplas. As intervenções serão feitas conforme as solicitações dos alunos atendidos.
Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):
Tarjetas / crachás com letras do alfabeto, números
Para a realização desta atividade de pesquisas sugere-se alguns sites, para estudo como:
A Delicada questão da Água PotávelImportância da água para a vida
Distribuição da água no planeta
De onde vem a água?
A disputa pela água
A disponibilidade de água nos continentes
Usos da água
Diário de bordo
http.//www. rededasaquas.org.br/quest/quest 06 asp
http.//www. mundodosfilosofos.com.br/lea11.htm
http://www.letramagna.com/tatianenovais.pdf
Estratégias de acompanhamento da atividade:
No momento da aplicação das atividades observaremos as equipes nas suas facilidades ou dificuldades frente as atividades
Observações:
As atividades serão
oferecidas a dois grupos de atendidos, grupos estes de seis pessoas,
todos com deficiência intelectual e déficit de atenção.
Conclusão
Conclusão
Espera-se que, com esta
webquest, os alunos tenham desenvolvido um pouco mais a sua criticidade
e responsabilidade a respeito de um problema tão significante que é a
Água- recurso inesgotável e o desperdício e a poluição das águas.
Além disto, gostar-se-ia que todos passassem esses novos conhecimentos adquiridos a todos aqueles que não têm a possibilidade de adesso a essas informações tão importantes, tratadas nesta Gincana.
CréditosAlém disto, gostar-se-ia que todos passassem esses novos conhecimentos adquiridos a todos aqueles que não têm a possibilidade de adesso a essas informações tão importantes, tratadas nesta Gincana.
http://eegazevedocosta.blogspot.com/
http://vandasouzamudaredificilmaspossivel.blogspot.com/
muricivanda@hotmail.com
vandaprincesa@gmail.com
Sites, blog,
http.//www. mundodosfilosofos.com.br/lea11.htm
http.//www. rededasaquas.org.br/quest/quest 06 asp
http://www.letramagna.com/tatianenovais.pdf
96-9117-8335
Nenhum comentário:
Postar um comentário