terça-feira, 22 de maio de 2012

Município de Macapá

Capítal do Amapá, e primeiro municipio a ser criado. O vocábulo Macapá é de origem tupi. E é uma variação de macapaba, que na língua dos índios quer dizer estância das macabas ou lugar de abundância da bacaba.

Bacaba é um fruto gorduroso originário da bacabeira, palmeira nativa da região de onde se extrai um vinho de cor acinzentada, muito saboroso. A bacabeira tem o tronco solteiro, liso, que cresce até 20 metros de altura e é marcado por anéis correspondentes às cicatrizes. Suas folhas são pinadas, crespadas e medem de 4 a 6 metros de comprimento. Possui também uma bainha verde-escura, que mede cerca de um metro de altura, formando a região colunar no ápice da estípite. Seus ramos são foliados (cerca de cem), de ambos os lados da folha, mais ou menos pendular, medindo de 30 a 100 cm de comprimento. Possui flores unissexuadas, geralmente uma feminina para duas masculinas, inseridas em toda a extensão do ramo do apódice. Apresenta cachos robustos (cerca de 1,5 metros de comprimento) com frutos arredondados de 1,5 cm de diâmetro; casca de cor roxo-escura (quase preta) e fruto de aspecto oleoso. Tem como habitat ideal a mata virgem alta de terra firme e também de várzea.

Utilizando-se do mesmo processo aplicado para a obtenção do açaí, prepara-se o vinho da bacaba, que é consumido, comumente, com farinha de mandioca e açúcar. Trata-se de um vinho de agradável sabor, porém, com teor oleaginoso bastante elevado o que faz com que se recomende comedimento no seu consumo. Este óleo, dito semelhante ao de oliva, pode ser separado do vinho por processo artesanal e é utilizado geralmente em frituras.


Informações Gerais

LOCALIZAÇÃO
O município de Macapá, localiza-se na região Sudeste do Estado, estendendo-se, da margem esquerda do Rio Amazonas (entre os rios Pedreira, Matapi e litoral atlântico) até a nascente do Rio Maruanum. É cortado pela linha do Equador e sua altitude é de 16.48m (sede).

AREA
A área do município de Macapá é de 6.562,41

LIMITES
Limita-se com os municípios de Santana, Itaubal, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias e Amapá.

.
Divisão Política
O municipio possui as seguintes localidades: Bailique (arquipelago e distrito, composto de várias comunidades como Junco, Franco Grande, Parazinho, Ponta Curuá, Ponta Esperança, Vila Macedônia, Vila Progresso, ), Campina Grande, Carapanatuba, Curiaú (distrito), Fazendinha.


Divisões Fisiográficas

RELEVO
O relevo é de formação rochosa, com grande potencial turístico e, pode ser verificado principalmente no percurso Macapá/Serra do Navio, trajeto que pode ser feito tanto por via rodoviária quanto ferroviária. Em ambos, oportuniza ao viajante apreciar as belas paisagens amapaenses, formadas pelo contraste de cerrados e florestas, cortadas por vários rios e igarapés.

HIDROGRAFIA
É bastante diversificada, caracterizada por rios, igarapés, furos, ilhas e cachoeiras. Os mais importantes são:

a) rio Amazonas - passa em frente à cidade de Macapá, além de ser um dos seus cartões postais, é um dos maiores rios pesqueiros do mundo, constituindo-se de grande importância para a navegação local, brasileira e internacional.

b) rio Araguari – desemboca no rio Amazonas, é onde há a maior concentração de cachoeiras do Estado do Amapá. Contam-se 36 somente nele. A principal é a cachoeira do paredão. Devido ao seu grande volume de água, foi escolhida para a construção da usina Hidrelétrica Coaracy Nunes.

c) rio Pedreira – tem importância histórica, pois dele foram retiradas as pedras para a construção da Fortaleza de São José de Macapá.

d) igarapé da Fortaleza – é um dos mais importantes pois separa o município de Macapá do município de Santana.

e) lagoas – as mais importantes são: Lagoa dos Índios e Lago do Curiaú. Em ambos há diversas espécies de peixes.

• Ilhas: as mais importantes são: ilha do Bailique, Curuá, Brigue e Pedreiras.

• Clima: o clima do Município de Macapá é equatorial quente-úmido.

• Temperatura: a máxima é de 32,6º e a mínima 20º graus centígrados.

• Precipitação: as chuvas ocorrem nos meses de dezembro a agosto, não chegando a atingir 3.000mm. A estação das secas inicia no mês de setembro e vai até meados de dezembro, quando se registram temperaturas mais altas.


Economia

AGROPECUÁRIA
No setor primário sobressaem-se as criações de gado bovino, bubalino (com maior representatividade) e suíno; avicultura; pesca artesanal (dourada, piramutaba, pescada, tamuatá, traíra, jiju, pratinha, acará, matupiri, jandiá, sarapó, anunjá, oeua, tucunaré, etc) e a pesca do camarão. O açaí é outro produto que, embora ainda em fase de experimentação, está gerando renda para o município. Há pela cidade inúmeros pontos de venda do produto, que além de se constituir alimento básico para a população local, vem sendo exportado para outros estados e até mesmo para alguns países estrangeiros.

INDUSTRIA E COMÉRCIO
Desenvolvendo o setor secundário, há diversas fábricas de tijolos, engarrafamento de refrigerantes (coca-cola); industrialização de sucos, palmitos de açaí (Flórida do Bailique); padarias, vários jornais e movelarias. Aliás, o setor moveleiro vem oportunizando centenas de empregos na capital.

A industrialização (setor secundário) do município de Macapá desenvolve-se lentamente, em função de alguns problemas que se avolumam tais como:

- incapacidade de oferta de energia elétrica necessária ao funcionamento de máquinas pesadas, dificuldades de transporte; distância dos grandes centros consumidores e, sobretudo, presença forte de Belém e Manaus, que já dispõem de parques industriais instalados.

O comércio é o setor mais promissor, hoje, no Estado do Amapá, haja vista a implantação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana – ALCMS. Alguns noticiários afirmam que vem despontando como uma das alternativas na geração de empregos.

Em Macapá, hoje são encontrados produtos importados de todas as partes do mundo. As lojas especializadas concentram-se no centro da cidade, e oferecem produtos de excelente qualidade: videocassetes, televisores, computadores, disc-lasers, equipamentos de som, wallkman, filmadoras, material fotográfico, ventiladores, confecções, brinquedos eletrônicos, produtos de beleza, perfumes, artigos esportivos, relógios, óculos, jóias, enfim, uma imensa gama de produtos.

SERVIÇOS
Entretanto, o setor terciário, que inclui a administração pública, apesar de não ser mais o maior empregador, ainda é o maior responsável pelo dinheiro que circula no Estado, movimentando vários segmentos da economia amapaense.

Quanto ao setor terciário, apresenta números positivos, principalmente com relação à oportunidade de emprego. Além do serviço público, a cidade dispõe de bares, boates, restaurantes, cinemas, hotéis, motéis, empresas de vigilância, limpeza e conservação, escritórios de contabilidade, advocacia, bancos e serviços de telecomunicações (correios, empresas de telefonia) que cada vez absorvem a mão-de-obra local.


Saude
A população conta com hospitais, pronto-socorros, postos médicos (mantidos pelos governos do Estado e do Município), equipamentos modernos, além de clínicas e laboratórios da iniciativa privada com atendimento e aparelhos bastante sofisticados.

Contudo, a saúde do município ou mais especificamente do Estado, é ainda um dos grandes problemas que afligem ao governo e à população. Principalmente por falta de atendimento adequado nos Postos Médicos e Hospitais, aliado à escassez de remédios e à indisponibilidade de alguns equipamentos.

A bem da verdade, a situação não difere muito da que se vivenciava noutros tempos. Vive melhor quem dispõe de recursos para pagar planos de saúde privados ou tem condição de se dirigir a outros centros. À maioria, resta mesmo ficar sem assistência.

Saneamento
Nos centros urbanos, o saneamento básico está dentro dos níveis permitidos. Boa parte da população pode dispor de água potável e esgoto sanitário. Há energia elétrica, fornecida também por companhia estatal para a maioria da população. Contudo, talvez por que não haja concorrência, os serviços ainda apresentam deficiências, principalmente no que tange ao fornecimento de energia. Com relação à pavimentação, centenas de ruas e avenidas da capital receberam o benefício. Entretanto, há ainda muitos pontos críticos que merecem ser saneados.


Habitação
Nos centros urbanos, há predomínio de casas de alvenaria, enquanto que nas periferias a maioria é construída de madeira.

Transporte
É o município mais assistido do Estado do Amapá. Há o rodoviário, constituído por empresas de ônibus, táxis, moto-táxis; ferroviário; marítimo e aéreo (Aeroporto Internacional de Macapá).


Comunicação
Em geral, constitui-se de correios, companhias telefônicas, emissoras de rádio, televisão, jornais etc.
Jornais: A Gazeta (Diário); Amapá (devezenquandário); Diário do Amapá (Diário); Folha do Amapá (Semanário); Jornal do Dia (Diário); Jornal dos Municípios (diário);

Emissoras de Rádio: Amapá. FM. 93,3. Rede Amazônica de Rádio e Televisão; Antena 1. FM. 102,9. Boas Novas. FM. 104; Cidade. FM. 101,9.; Difusora de Macapá. AM. Emissora pública Estadual. Equatorial. AM. Transmitindo programação da Rádio Globo, do Rio de Janeiro. Equatorial. FM. 94,5. Com programação da Transamérica, de S.P. Marco Zero. AM. Marco Zero. FM. 99,1. Sistema Salomão Alcolumbre de Comunicação.

Emissoras de TV: Macapá possui 11 emissoras de TV: Canal 2 (CNT); Canal 4 (TV Macapá, Rede Band); Canal 6 (TV Amapá, Rede Globo); Canal 8 (Tv Equatorial, Rede Mulher); Canal 10 (TV Gazeta, Rede Record); Canal 13 (TV Amazônia, Rede SBT); Canal 19 (TV Marabaixo, Rede21); Canal 24 (TV Tucuju, RedeTV); Canal 29 (Rede Amazônica, Amazonsat); Canal 40 (Diocese de Macapá, Rede Vida); Canal 52 (Diocese de Macapá, Rede Nazaré);

Mídia virtual: Macapá possui dois provedores publicos de acesso à Internet com assistência local (TV Som e Infocenter), com conexões a rádio, cabo de fibra ótica e satélite. Há, ainda, o Prodap. Servidor que atende as secretarias de Estado. Em termos de fluxo de informação, existem sites voltados a divulgação de noticias. Alguns funcionam como portais de informação, e outraos dão suportes a jornais impressos, exibindo versõe son line. Os principais sites de Macapá são;

Nenhum comentário:

Postar um comentário