terça-feira, 22 de maio de 2012

: Laboratório de Aprendizagem e Descobertas. Com Alunos do AEE

 Recomendo a experiência de aulas planejadas, colaborativas interdisciplinares, o resultado é incrível, sem contar a riqueza de propriedades que se tem e que se pode buscar no meio, na TA, na natureza, enfim valorizar recursos agregados as tecnologias como maquinas fotográficas, computadores, celulares, cartão de memória, tudo que se possa lançar mão para ter suporte para uma aula onde o homem controla a TA.
Descrição: A atividade com o tema: Patrimônio Histórico e Cultural Museu Sacaca do Estado do Amapá: Laboratório de Aprendizagem e Descobertas. Foi desenvolvido em sala de aula e sob a orientação das Professoras Vanda do Socorro Alves de Souza, Núcia Bianca Costa,Dolores Matos e dos professores das disciplinas envolvidas com a colaboração dos coordenadores das salas ambientes das Tics, onde as atividades fornecerão momentos de descontrações entre professor-aluno, facilitando um aprender prazeroso no coletivo. Assim, além de possibilitar Inclusão, a produção coletiva, o aluno teve a oportunidade de trocar experiências com os outros alunos, socializando, construindo e reconstruindo o seu conhecimento, levando em conta seu lado criativo e oportunizando a prática artística.
    Desta forma e dentro de um contexto histórico no que se referem ao Patrimônio histórico e da cultura e ao turismo Amapaense as atividades foram desenvolvidas facilitando uma organização e descontração entre professor X aluno X comunidade escolar X família, onde o estudo e/ou a pesquisa de campo possibilitou uma socialização desta atividade diversificada de construção e (re) construção do conhecimento de cada aluno no que tange ao patrimônio histórico Museu Sacaca do Estado do Amapá.
    Vale ressaltar que esta atividade foi planejada e executada por etapas e desenvolvidas de acordo com os objetivos e as metas propostas por detalhamentos onde os alunos e professores tiveram um período de 01 mês para sua execução, onde todas as atividades foram planejadas, organizadas e executadas com a intenção de estimular e valorizar a produção cultural e cientifica do conhecimento do aluno dentro de um clima democrático e de co-responsabilidade.
Conteúdos: Um Laboratório de Aprendizagem e Descobertas, Os Monumentos Históricos X A Cultural Amapaense, A Biodiversidade, Turismo. A iniciativa de inclusão para se fazer trabalhos extra-classe, utilizando-se de TA e outros artifícios comprovadamente os resultados são positivos.
Em nossa escola outros projetos de aprendizagem colaborativa surgiram tendo este como piloto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário