segunda-feira, 15 de novembro de 2010

sábado, 13 de novembro de 2010


domingo, 13 Novembro de 2010

GLOBALIZAÇÃO X NATUREZA

Vivemos numa época, onde umas das palavras da moda é GLOBALIZAÇÃO, muitos defendem, outros são contra, mas o importante é que sem pedir licença ela chegou, entrou e si instalou em nossas vidas.
Várias transformações e melhorias se devem a ela, isso não se pode negar, é notório. Também, devemos fazer um balaço e tentar ver para qual lado a balança pende mais, se para o desenvolvimento ou para a degradação, vejamos alguns prós e contras.
Com a Globalização veio o desenvolvimento em vários setores que influenciam em nossas vidas, a tecnologia crescendo a cada dia, dando a possibilidade de grandes descobertas, tanto para a ciência, quanto para outros ramos.
No entanto, apesar de promover realmente desenvolvimento, o crescimento do consumo desordenado, as fábricas produzem em larga escala, automóveis, eletrodomésticos, computadores, celulares, mas ao fim de tudo, onde vai parar esses produtos? Bem, a natureza pode responder a quem quiser saber. Hoje podemos observar nunca se poluiu tanto como agora, porém, não se pensa nisso, as fábricas querem mais é produzir, aumentar a mão de obra, dar empregos, fazer a economia girar, desta forma traz com sigo as conseqüências, que a curto e médio prazo pode ser desastroso.
Pensemos então, vale mesmo à pena, esse grande desenvolvimento a custo de tanta poluição, a natureza tem dado sua resposta e gritado com grandes tremores de terra, como foi no Chile. Tem se levantado em protesto com seus tsunamis, e tem chorado tanto que Santa Catarina, Sergipe e Alagoas, tem se enchido de lagrimas.
É bom estarmos atentos a esses alertas, desenvolvimento a custo de outros desastres ambientais vale mesmo a pena? Olhe o mundo a sua volta e responda para você mesmo.