terça-feira, 3 de maio de 2011

Relato Pessoal/Profissional


 Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá – NTE
Curso: Elaboração de Projetos
Multiplicadores: Rangel Costa
Atividade 1.1 - Meu projeto pessoal/profissional
                                                                          
Vanda do Socorro Alves de Souza
Projeto Passeio Ecológico no Rio Araguari”.

Olá! Colegas, esta foi uma das minhas experiências......

A atividade foi planejada para uma turma de 3ª série da Escola Estadual Maria Cristina Botelho Rodrigues, no município de Porto Grande-AP, na qual eram crianças (tri) repetentes, indisciplinados com dificuldades na aprendizagem. Ao assistir o vídeo Série Com Ciência, o vídeo Rio (com) vida, que foi realizado no interior da Paraíba e surgiu à idéia de fazer um trabalho interdisciplinar, este vídeo foi utilizado como um dos recursos que utilizei para trabalhar os conteúdos significantes do currículo escolar. Onde este me oportunizou trabalhar de forma interdisciplinar com as seguintes disciplinas: Português, Matemática, Geografia, História, Ensino Religioso, Artes, História e Recreação e Jogos. Adaptei o vídeo Rio (com) Vida para a nossa realidade e na realização de um projeto com o tema “Passeio Ecológico no Rio Araguari”, em Porto Grande - AP. É claro que este tema foi trabalhado num certo período que teve uma duração de 15 (quinze dias), onde este culminou com apresentações das equipes, com exposições dos trabalhos produzidos, construídos e confeccionados pelos alunos da referida turma e mediados por mim, trabalhos estes como maquetes, mural, paródias, textos, poesias, dramatizações com fantoches.
O vídeo é um recurso ilustrado para auxiliar na sala de aula proporcionando uma aula agradável.
Antes da exibição o professor deverá assistir e explicar os motivos pelos quais este vídeo foi escolhido.
Apontar alguns focos de observação e estimular o envolvimento da turma com o vídeo.
Depois da exibição do vídeo os alunos foram se organizar para fazer um passeio ecológico as margens do rio Araguari que se localiza dentro da cidade onde a escola está situada.
Trabalhando em conjunto com a equipe Pedagógica, alunos e pais. Resolveram se organizar para um passeio ecológico, para observar na prática o meio ambiente. Em seguida quando retornamos houve alguns relatos sob o que foi observado com o objetivo de conscientizar nossos alunos para a preservação de rios e florestas, e incentivando a coleta de lixo e o processo de reciclagem, a importância da água para nossas vidas.
O vídeo Rio (com) vida, auxilia a desencadear diversos sub-temas como, por exemplo:
·          Preservação da natureza
·         Ecossistema
·          Água fonte de vida
·         Os estados físicos da água
·         Reciclagem
·          Tratamento da água
·          Tipos de água
·          O rio e suas utilidades
·         Poluição e outros referentes as disciplinas trabalhadas.
Após esta experiência com meus alunos a qualidade na aprendizagem melhorou consideravelmente, quanto ao comportamento eles passaram a ter uma visão de companheirismo, os atropelos que havia na sala tais como: brigas, evasão escolar, melhoraram bastante. Gostaria de ressaltar que eu estava a oito anos fora de sala de aula, onde durante este período exerci cargo de diretora e quando fui exonerado fiquei atuando na telesala da referida escola, para mim foi uma surpresa quando fui convidada pela diretora para assumir esta turma no segundo semestre do ano letivo do ano de 2005. Pois foi um grande desafio, onde nesta turma já havia passado duas professoras, “desafio” este que foi muito gratificante, foi um trabalho árduo e satisfatório com os resultados obtidos.
Com esse tipo de atividade no qual são temas transversais podemos cumprir a meta que os PCNs trás para inserirmos em sala de aula.
             Referências Bibliográficas Utilizada neste projeto foram:
o vídeo da série ComCiência: Rio (com) vida;
http.//www. rededasaquas.org.br/quest/quest 06 asp;
Água, o ciclo interminável outro vídeo de apoio com duração de (24’40”);
Revista TV escola. E outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário